PROGRAMAÇÃO da 1ª edição do HQ EM PAUTA

Envie perguntas aos participantes da mesa-redonda e palestras.
Remeta-as para hqempauta@andross.com.br

11h: Exibição do documentário "Dom João Carioca", produzido pelo canal Futura
O documentário tem 12 episódios de seis minutos cada e usa recursos de animação para contar a saída da família de Portugal, narrar a viagem pelo Atlântico e retratar seu cotidiano no Rio. Os simpáticos personagens da cartunista Spacca frequentam as festas e rituais da Corte, participam das missões artísticas e científicas, dos casamentos e coroações e também de episódios históricos como a Rebelião do Porto, em Portugal. Em seguida, será exibido o making of do documentário.

12h30: Horário de almoço

13h30: Abertura da exposição "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República - Bastidores e curiosidades históricas"

Trata-se de uma adaptação do conteúdo da HQ "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República". Em 20 painéis, os frequentadores do evento poderão conhecer as motivações que levaram à proclamação da República Federativa do Brasil.

14h: Palestra "Conteúdos históricos e adaptações de obras literárias para HQ ao longo do tempo", com o editor Franco de Rosa
Com toda a sua experiência no setor de quadrinhos, o editor Franco de Rosa explanará sobre as várias publicações de HQ de conteúdo literário e histórico já produzidas ao longo do tempo.

15h: Mesa-redonda "Conteúdo histórico e literário: a nova identidade da HQ nacional?", com o desenhista Spacca e o jornalista Paulo Ramos, sob mediação do jornalista Jota Silvestre
A proliferação de quadrinhos com conteúdo histórico e com adaptações de obras literárias levanta questões que merecem um debate mais aprofundado. Se, por um lado, o poder público reconhece a importância deste tipo de leitura como material de apoio ao ensino – por meio de incentivos oficiais como o Programa Nacional Bibliotecas da Escola, do Ministério da Educação – por outro ainda há críticas de que os quadrinhos afastam os jovens leitores das obras originais. Para debater esse assunto, o jornalista Jota Silvestre conversará com o desenhista Spacca e o jornalista Paulo Ramos.

16h30min: Os bastidores da HQ "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República", com o roteirista Edson Rossatto, o desenhista Laudo e o colorista Omar Viñole
O roteirista Edson Rossatto, o desenhista Laudo e o colorista Omar Viñole, em meio a um bate-papo descontraído, em um telão, mostrará originais, rascunhos e vídeos acerca da produção da HQ "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República".

18h: Lançamento e sessão de autógrafos.
Os participantes do evento estarão fazendo dedicatórias em suas publicações.

  • Lançamento da HQ "História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República"

  • Sessão de autógrafos das HQs "Dom João Carioca", "História do Brasil em Quadrinhos: Independência", "Debret em viagem Histórica e Quadrinhesca” , "Santô e os pais da aviação" e "Jubiabá"

  • Sessão de autógrafos dos livros "A leitura dos quadrinhos", “Muito além dos quadrinhos”, “Quadrinhos na educação” e “Como usar as histórias em quadrinho na sala de aula



BIOGRAFIAS




EDSON ROSSATTO nasceu em São Paulo, Capital, em 1978. Formado em Letras, é escritor, editor de livros e roteirista de HQ. Publicou os livros "Mansão Klaus e outras histórias" e "Curta-metragem – Antologia de microcontos", ambos da Andross Editora, além de ter organizado dezenas de antologias literárias. É roteirista da série "História do Brasil em Quadrinhos", tendo publicado os volumes "Independência" e "Proclamação da República". É criador e organizador do "HQ em Pauta", um evento destinado ao encontro de leitores e profissionais de quadrinhos. Seu conto “Cartas a um irmão” foi adaptado para o cinema.
Contato: edson@andross.com.br

FRANCO DE ROSA nasceu em São Paulo, Capital, em 1962. É jornalista, cartunista, ilustrador, escritor, redator, editor, produtor gráfico e autor de quadrinhos. Atuou em diversas editoras, entre elas, Ebal, Editora Saber, Grafipar, Press, Nova Sampa, Escala. Em 1997, fundou a Mythos Editora e em 1999 cria a Opera Graphica Editora.
Contato: franpauloderosa@gmail.com

JOTA SILVESTRE nasceu em São Paulo, Capital, em 1968. É jornalista, assessor de imprensa e roteirista de HQ. Regularmente, edita o blog “Papo de Quadrinho” - www.papodequadrinho.com - e escreve matérias para a revista “Mundo dos Super-Heróis”. É coautor do livro “Caminhos do Medo”, da Andross Editora, e corroteirista do livro “História do Brasil em Quadrinhos: Independência”, da Editora Europa. Atualmente, está roteirizando a adaptação de um novo romance histórico para os quadrinhos.
Contato: jotasilvestre@gmail.com

LAUDO FERREIRA JÚNIOR nasceu em São Vicente, São Paulo, em 1964. É quadrinhista e ilustrador atuante no meio dos quadrinhos desde início dos anos 1980, tendo trabalhado nas editoras Globo, Abril, Escala e Peixes, entre outras. Também atuou na área publicitária, desenvolvendo storyboards e ilustrações. Entre suas dezenas de publicações se destacam "À meia-noite levarei a sua alma", da editora Nova Sampa, "Histórias do Clube da Esquina", do site do Museu do Clube da Esquina , "Depois da Meia-Noite", de seu selo próprio Quadro imaginário e a série “História do Brasil em Quadrinhos”, da Editora Europa. Ganhou duas vezes o Prêmio Ângelo Agostini e também duas vezes o Prêmio HQ Mix.
Contato: laudo@estudiobandadesenhada.com.br

OMAR VIÑOLE nasceu em Lisboa, Portugal, em 1974. É arte-finalista e colorista. Trabalhou com o estúdio Cor&Arte como arte-finalista nos desenhos da "Xuxinha" em licenciamento de produtos para a Baruel. Entre suas dezenas de publicações se destacam "À meia-noite levarei a sua alma", da editora Nova Sampa, "Histórias do Clube da Esquina", do site do Museu do Clube da Esquina , "Depois da Meia-Noite", de seu selo próprio Quadro imaginário e a série “História do Brasil em Quadrinhos”, da Editora Europa. É ganhador do Prêmio Ângelo Agostini (2003) e do Prêmio HQ Mix (2009).
Contato: omar@estudiobandadesenhada.com.br

PAULO RAMOS nasceu em São Caetano do Sul, São Paulo, em 1972. Doutor em Letras pela USP, é jornalista e professor do curso de Letras da Unifesp. Na imprensa, foi repórter, repórter especial, editor, editor-executivo, editor-chefe, âncora de telejornal. Atuou na Folha de S. Paulo, TV Tribuna (afiliada da Rede Globo no litoral sul de São Paulo) e TV Cultura. Integra o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. Mantém no Portal Uol o "Blog dos Quadrinhos" - http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br -, eleito o melhor da categoria no Troféu HQ Mix 2008 e melhor mídia sobre quadrinhos no Troféu HQ Mix 2009. Entre suas publicações, destacam-se“A leitura dos quadrinhos” e "Quadrinhos na Educação - Da rejeição à prática", ambas da Editora Contexto.
Contato: blogdosquadrinhos@gmail.com

SPACCA (João Spacca de Oliveira) nasceu em São Paulo, Capital, em 1964. É quadrinhista e ilustrador. Trabalhou com publicidade e animação, foi chargista político no jornal “Folha de S.Paulo”. Publicou as hqs "Santô e os pais da aviação", "Debret em viagem histórica e quadrinhesca”, "Dom João carioca" e "Jubiabá, de Jorge Amado", todos pela Cia. das Letras. Atualmente prepara a adaptação para os quadrinhos do livro "As barbas do imperador", de Lília Schwarcz.
Contato: spacca@terra.com.br

Deixe o seu comentário

Postar um comentário